FBCU

Fabrica Brasileira Com a Ultimas Notícias

Como se tornar um crítico gastronômico: Conheça essa profissão

É provável que grande parte das pessoas já tenha sonhado em se tornar um crítico gastronômico. Esta é, de longe, umas das profissões mais interessantes do mercado e engana-se quem pensa que se trata de um cargo fácil. É preciso desenvolver algumas habilidades únicas e ter um plano de carreira bem definido!

O seu objetivo é se tornar um crítico gastronômico? Então vale a pena conferir as informações a seguir para entender mais sobre essa profissão e como atuar na área:

O que faz um crítico gastronômico?

O crítico gastronômico precisa desenvolver diversas habilidades e uma delas é o paladar apurado. Afinal, será esse profissional o responsável por estabelecer um patamar de excelência na região que atua.

A função dele será degustar, avaliar e redigir uma crítica sobre o serviço, o atendimento e principalmente a comida de determinado restaurante ou estabelecimento.

Entre as muitas consequências da passagem de uns críticos pelos restaurantes, está a valorização do mesmo. Além disso, suas críticas também funcionam como um registro gastronômico da cidade em que trabalha.

Esse registro, dependendo da crítica que for estabelecida, pode ser um atrativo para turistas, e valorizar a gastronomia do local, por exemplo.

O crítico precisa ser firme e possuir um grande poder discursivo para expressar da melhor forma, a sua experiência no restaurante selecionado, devendo gozar de honestidade e profissionalismo.

Qual a formação necessária?

Como mencionado, o profissional da área precisa desenvolver diversas habilidades e a expectativa é que as mesmas possam ser adquiridas durante a formação do mesmo.

Em primeiro lugar, você pode vir a se tornar um crítico ingressando no curso de Gastronomia, mas vale lembrar que ainda é preciso algumas especializações que lhe capacitem como escritor.

Da mesma forma, é o caso de quem optar por fazer Jornalismo, esperando atuar na área da Gastronomia. E possível, entretanto, podem ser exigidas algumas qualificações extras desses profissionais.

Afinal, a atuação do crítico gastronômico permeia entre as duas áreas, unindo o poder discursivo ao dom da culinária para redigir as críticas de qualidade.

Quanto recebe?

Quem se interessa pela área, com certeza deve estar se perguntando quanto ganha um crítico gastronômico. Bem, a média esperada para os diversos cargos da Gastronomia é de R$ 1.500.

A atuação do crítico gastronômico pode ser valorizada de maneira diferente no país, dependendo da cidade em que trabalha e dos estabelecimentos próximos.

Se trabalhar para algum jornal, revista ou site renomado, a expectativa é que a média salarial prevista para os profissionais da Gastronomia seja um pouco maior.


Deixe um comentário